segunda-feira, 27 de outubro de 2008

-Queridos Amigos-


Discurso colação de grau dos alunos do NSL-2007



"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só,
porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
de que as pessoas não se encontram por acaso." (Sir Charles Chaplin)



Hoje eu vou contar uma história...A história de pessoas que fizeram uma linda história.Eu sei que alguns podem até pensar: “Será que esperei tanto tempo por esse dia, só pra dizer adeus no fim?”.Eu também já pensei nisso, mas hoje posso dizer com toda certeza que o “Adeus” definitivo só é dito por quem já desistiu de ser feliz ou não conviveu com um terceiro ano como esse, tão especial.

Mas também não vamos dizer até logo, esse até logo soa pretensioso, é como zombar perigosamente com a face desconhecida do tempo e da vida, senhores da verdade absoluta, membros titulares das decisões do destino, é como se soubéssemos que iríamos ganhar por xeque-mate antes mesmo do jogo começar, antes mesmo de conhecer nosso adversário, que em muitos momentos somos nós mesmos. Ainda meros desconhecidos.

O que fazer então? Simples...Viver, da forma mais maiúscula possível, sem tantas interrogações e com belas e bem pontuadas exclamações, mesmo sabendo que no fim da frase da vida de cada um, sempre vem um ponto final.

É preciso fazer do tempo um aliado e confiar que ele só fortalecerá os laços entre nós, levando cada um pro seu caminho, mas sabiamente trilhando a vida de cada um de um jeito próximo, tal qual que as mãos sempre estendidas serão capazes de se alcançarem em qualquer momento, alegria ou tristeza, ying, yang.

Tanta coisa aconteceu pra ser lembrada e dita aqui, mas são lembranças, eternas dentro de nós, momentos regados de sorrisos e lágrimas de felicidade e de tristeza, quando já se chegou a pensar que seria quase impossível esse dia de hoje acontecer.

Pessoas que se foram, nos deixaram e passaram a trilhar seus caminhos mais longe, fazendo disso suas escolhas, ou às vezes simplesmente porque não tiveram escolha, eles, graças à Deus, se acharam em outros braços, e estão felizes, mas com o coração aqui, desejando com certeza estar entre nós, hoje realizando o sonho de sermos formandos.

Mas o pior é ver que pessoas que tiveram boas opções pra escolher, optaram por caminhos sem saída, encurtados por doces ilusões passageiras, e hoje mal conseguem ver o sol brilhar, ver a chance de sonhos se tornarem realidade, como nós mesmos vemos.Ainda bem, Graças à nós, às nossas escolhas...Escolhas que agora darão rumo ao barco de nossas vidas .

Estamos aqui, terminando para começar, e precisamos

Ter nossos medos, mas jamais recuar, nenhum abismo é grande o suficiente pra que não possa ser atravessado por nossas próprias pernas;

Tomar atitudes de olhos abertos e cabeça limpa;

Saber a hora de parar, dar um passo atrás, olhar e aí então continuar no caminho certo, mesmo sabendo que às vezes o certo pra si não é o correto para os outros, acredite, só você tem o poder de saber se vai dar certo ou não;

Ter consciência dos nossos valores, e deles jamais abrir mão, não têm preço, não tem tamanho;

Admitir nossos erros, e saber que o maior de todos é não consertá-los;

E isso tudo porque pessoas de verdade, sabem que o mundo dá muitas voltas mas elas sempre serão levadas ao lugar que foram muito felizes ao lado das pessoas mais queridas.Pra mim, aqui, com vocês, sempre.

Nós precisamos mesmo é viver cada dia como se fosse o primeiro de uma eternidade de inícios, de coisas boas e ruins, o que a gente aprende e o que a gente ensina e não como se cada um fosse o último, o fim na verdade só existe uma única vez e eu pretendo que ele ainda demore muito pra todos nós.

Eu imagino agora um filme passando pela cabeça de cada um, enquanto ainda éramos crianças bem pequenas, desdentadas, envergonhadas gritando pelos corredores do pátio vermelho. Depois evoluímos, entramos no C.A, e a corrida era feroz por quem conseguia ler primeiro, e entre as meninas quem tinha a letra mais bonita... Anos que passaram rápido e começávamos a largar as criancices, mas já queríamos ser logo adultos.A brincadeira acabou, agora tem que estudar de manhã, boletim no fim do bimestre na mão dos pais...E logo no primeiro dia, recebemos um bom dia sonoro e extremamente gentil, tal como uma mãe conhecendo seus novos filhos, a Marilza. Bons tempos, bons amigos novos que chegaram e hoje fazem parte dessa história...Agora meu amigo, acabou o melzinho na chupeta, Ensino médio, imponência no nome, Pitágoras na prática, meu Deus que pesadelo, superado e aí 2º ano, quase vestibular, quase acabando, estudando...Quase vai.E foi nesse 2º ano que uma das coisas mais maravilhosas aconteceu, mini-empresa, CLARAVELA!!Fator decisivo na união de duas turmas tão diferentes,tão opostas e tão próximas entre si, tal qual o amor e o ódio, e agora amigos, aqui de mãos dadas, rindo e chorando pelo mesmo motivo...Nós.

O mundo está aí fora, e ele não nos espera de braços abertos, o desafio começa de novo, e fazemos parte de uma nova geração, chegando agora e prontos, eu espero, pra mudar e apesar dos pesares temos que abraçar esse mundo, essa causa quase perdida.

Não se prendam aos espelhos, enxerguem além de suas janelas, não aumentem o som do carro e nem fechem os olhos pra realidade que insiste em bater no vidro quando o sinal fecha, não esperem o mundo mudar, mude o mundo, mude o seu mundo e coloquem nele o que vocês são, bons, verdadeiros e não perfeitos, ninguém espera isso de ninguém e também seus defeitos pois os maiores desgostos da história da humanidade se originaram da “perfeição” dos que comandavam.

O amor mais verdadeiro que eu já vi e senti depois do que eu tenho pelos meus pais, é esse que sinto por cada um de vocês, de um jeito diferente de pessoa pra pessoa, por essa turma, essa corrente.

E agora o que fazer sem as fotos de turma todo ano?Sem olhar cada canto desse colégio todo dia e ver partes de si mesmo? Sem ver as pessoas que construíram cada tijolo de um sonho em comum?

De tudo, ficou a esperança, o amor, o carinho, o respeito e a gratidão, com toda certeza, eterna por ter nos dado a sentença de que nada passou em vão, de que tudo tem jeito, a fórmula de que pra cada problema uma solução, rápida ou não.

A distância, a saudade que vão ficar depois de um Adeus, são as verdades mais mentirosas que existem, está em nossas mãos a chance de continuar lutando, de continuarmos juntos por todo o sempre de nossas vidas.

Existe uma música que diz: “E nossa história não estará pelo avesso, assim, sem final feliz, teremos coisas bonitas pra contar, e até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhem pra trás, apenas começamos, o mundo começa agora...Apenas começamos.” Renato Russo.

Ficou claro de que nós não precisamos perder a cor como um retrato antigo e nem soar como um último acorde de uma música.

Sairemos por essas portas diferentes de como entramos, entraremos no mundo de um jeito diferente do que pensamos e daqui pra frente, além desse diploma vocês terão a caneta e o papel na mão pra escrever a própria história de vocês. E que o fim seja triste só para o Policarpo Quaresma.

.Boa sorte.


Thiago de los Reyes.

3 comentários:

Unknown disse...

Po.... muito bom... esse foi o discurso de orador?

Anônimo disse...

Muito massa o discurso, sem dúvidas é a melhor maneira de dar um tchau pro colegial.
Muito bom mesmo.

Parabéns pelos trabalhos :D

aninha disse...

Nossa.. adorei! Não fiz parte dessa história, mas acho que todo terceiro ano tem suas lembranças.. e só de ler isso aqui, lembrei da minha.. com a minha turma! Gostei muito! Muito bem escrito!! Parabéns! E.. boa sorte no mundo, agora!