segunda-feira, 11 de abril de 2011

A paz (Ou: O porque de ainda acreditar que dá).

Qual o significado da Paz?
Não podemos confundir esse sentimento com o cômodo conformismo por ter um carro na garagem, comida numa geladeira double deck e roupas de marca sempre limpas.
À nossa volta estão crianças pobres, sujas e esfomeadas, com pais e mães desempregados e sem perspectivas, mas insistimos por chamar essas crianças de o futuro do nosso país.
Se o significado desse futuro é baseado no fato de que crianças como essas façam seus tênis mais caros, refinem seu açúcar e até cultivem os grãos da sua ração, então saiba que após sua morte a vida não para e o mundo segue seu caminho.
E mesmo assim, sabendo de tudo isso você ainda acredita nesse sentido de "Paz"?
Paz é uma catarse coletiva, uma demonstração desmedida de doação e abdicação das vontades em favor do bem comum, sem que ninguém sofra por isso, já que esse, como todos os outros sentimentos, não cobra um preço maior que possamos pagar geralmente em baixas cifras de vaidade e egoísmo.
As pessoas perguntam no que eu acredito.
Eu acredito que ainda dá.
Dá pra mudar, recomeçar e reescrever ou tornar um pouco mais agradável o fim.
Dá pra ter noção de que nenhum fim é definitivo, muito menos destrutivo.
Nenhum fim é mais cruel que a imposição de uma realidade dolorosa.
Hoje eu só acredito porque quando ando pelas ruas vejo que existem flores se abrindo e isso é sinal que ainda existem pessoas que cuidam dos seus jardins;
Hoje eu só acredito que ainda dá porque percebi que a história é feita por homens e mulheres, por suas mãos e não por crenças e deuses, pode realmente ser que tudo já esteja escrito em algum livro sagrado, mas esse livro não está na estante de nenhum de nós, logo se faz necessário agir porque do mesmo jeito que as maiores tragédias da história foram feitas pelas mãos do homem, assim também precisa ser com as maiores conquistas.
O grande humano se justifica com atos e pensamentos, jamais pela opinião alheia.

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz pra mim é um mito, no qual acreditamos pra fazer com que viver tenha algum sentido.
P.A.